Chegar em Lagoinha não é tarefa difícil e vamos mostrar as opções para você planejar bem sua viagem pra cá!
A vila fica a cerca de 107 km do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, o principal acesso.
Direto do aeroporto não há ônibus de linha até Lagoinha. Mas é possível contratar transfers em micro-ônibus ou vans que saem da área do desembarque.
É possível também ir até a Rodoviária de Fortaleza e lá pegar um ônibus de linha. O trajeto dura aproximadamente 2 horas até Paraipaba, e há vários horários diariamente. De Paraipaba até Lagoinha é possível contratar transfer ou até mesmo carros particulares, que fazem o restante do percurso até a praia.
Para quem quer alugar um carro, todas as grandes locadoras possuem guichê no aeroporto.
De carro, partindo de Fortaleza, é só seguir pela CE-085 por cerca de 96,2 km até Paraipaba. Na cidade, seguir pela CE-162 por 11,7 km e chegará em Lagoinha.
Se você viaja em grupo ou em família grande, vale a pena fazer uma cotação via aplicativos de táxi e transportes, como o 99 Pop, Uber, ente outros. O custo dividido pelo número de pessoas pode compensar, além do conforto e maior praticidade de ser buscado e deixado porta-a-porta.
Viu como há várias opções de chegar em Lagoinha? Agora é só planejar e o dia e vir pra cá!
Pacata, rodeada de falésias, dunas e coqueiros, Lagoinha está na lista das mais bonitas e paradisíacas praias do Ceará!
A vila de pescadores (que dizem que antigamente servia de esconderijo de piratas) foi descoberta pelos turistas e ganhou toda infraestrutura turística para quem quem curtir dias de paz, sol e praia, longe da badalação de destinos famosos.
Acordar cedo e caminhar ou pedalar na orla é um ótimo programa diário, bem como relaxar nas espreguiçadeiras a beira-mar e vez ou outra dar aquele mergulho nas águas cristalinas e esverdeadas que surpreende os visitantes.
E, claro, curtir do mirante da vila (e do nosso hotel) um cenário espetacular que rende ótimas fotos e aqueles selfies marcantes!
Fotos: via Viagem e Turismo.
E para ter aquela foto sensacional da praia de Lagoinha, é imperdível subir até o mirante.
Localizado na parte mais alta da praia, o mirante proporciona uma visão com mais de 180 graus da orla paradisíaca!
A praia, o mar azulado, a areia dourada, tudo emoldurado pelos coqueiros verdinhos e as dunas coloridas! Um verdadeiro espetáculo da natureza!
Há uma escadaria para subir, mas o esforço compensa!
No local também há quiosque e sorveteria para refrescar o calor!
São várias opções de
passeios na Praia de Lagoinha e arredores.
O principal e mais procurado é o passeio de buggy, que levará você pela orla de Lagoinha até outras praias vizinhas e recantos paradisíacos!
O passeio de jangada também é belíssimo, e com a maré baixa é possível ver muitos peixinhos na água cristalina do alto mar - além de ver a praia ao longe!
Há também passeio a cavalo pela praia e de
quadriciclo pelas dunas onde você vai encontrar várias pequenas lagoas
escondidas entre as areias - e daí vem o nome de Lagoinha para nossa vila!
Já os amantes das ondas preferem vir no período entre setembro e fevereiro, quando o mar fica mais propício ao surf e kitesurf.
Seja qual for sua preferência, em Lagoinha você só fica parado se quiser!
Um dos passeios mais completos pela região, para quem tem pouco tempo em Lagoinhas, é fazer o tour 3x1: Jardineira + Catamarã + Bugue até a Lagoa das Almécegas.
O passeio sai de Lagoinhas em uma jardineira ou pau-de-arara, como é conhecido aqui- e segue o trajeto até a Lagoa das Almécegas, passando pela paisagem típica do sertão e algumas plantações de cocos.
Chegando na Lagoa das Almécegas há uma pausa para banho e descanso, e cerca de 20 minutos depois o passeio de catamarã que atravessa a lagoa de águas tranquilas.
Do outro lado, um bugue espera o visitante para circular pelas dunas e por algumas atrações locais com possíveis paradas. O percurso inclui o monumento do Cristo (do tamanho de uma pessoa), as fontes de água que brotam na beira da praia e as lagoas (uma delas é a escolhida pelos jegues para aquele banho refrescante!).
E a última parada é no Mirante da Praia da Lagoinha, do qual se tem uma bela e panorâmica vista da orla, suas dunas e coqueiros. Após o mirante o passeio retorna a vila ou para seu hotel.
Nesse passeio você verá a paisagem se modificando rapidamente entre sertão, lagoas, dunas e praias, e quão maravilhoso é o nosso Ceará!
Fotos: Vida de Turista, Viagens Cinematográficas e Praias de Fortaleza.
O Brasil é repleto de roteiros turísticos incríveis, que proporciona conhecer cada cantinho do país. E aqui no Ceará há um trajeto espetacular pelo litoral oeste: é a Rota da Costa do Sol Poente.
O roteiro vai de Fortaleza até as proximidades da divisa com o Maranhão, e segue por orlas paradisíacas, muitas dunas, falésias e lagoas, que dão o charme em todo o trajeto.
O percurso é de cerca de 360km com muitas paradas sensacionais, inclusive aqui em Lagoinha.
Saindo de Fortaleza, veja o roteiro:
- Cumbuco: considerada o paraíso do kitesurf;
- Praia de Icaraí: procurada pelos surfistas;
- Praias de São Gonçalo: com fontes de água doce;
- Dunas de Paracuru: com rios e lagoas;
- Praia de Lagoinha: uma das mais paradisíacas do roteiro;
- Trairi: com passeio de catamarã pelo rio e mergulho na enseada de Mundaú;
- Jericoacoara: com o famoso cartão-portal da Pedra Furada e suas lagoas;
- Camocim: finalizando o roteiro com passeios de bugue incluindo a Ilha do Amor.
O trajeto pode ser feito de carro e há algumas agências que oferecem todo o percurso, muitas vezes a pé ou bike para os mais aventureiros.
A Rota da Costa do Sol Poente e Lagoinha são destinos que não podem ficar fora da sua lista de viagens!